Aposentadoria especial do Mecânico

Dentre as profissões que garantem vantagens no momento da aposentadoria, como é o caso dos Mecânicos, que dependendo da situação, são enquadrados na modalidade especial para fins previdenciários.

Proporcionando uma aposentadoria com menos tempo de contribuição, a aposentadoria especial para os Mecânicos se dá pela manipulação de agentes que são considerados prejudiciais à saúde, como graxas e óleos.

Outros aspectos também são levados em conta para a aposentadoria diferenciada do Mecânico, como por exemplo o ruído e o calor, conforme o caso.

Requisitos

A aposentadoria especial para os Mecânicos necessita de 25 anos de tempo de contribuição, não exigindo idade mínima, garantindo uma média salarial de 100%.

Quem não tiver os 25 anos de atividade especial, mas possui a grande maioria de tempo de contribuição em atividade comum, pode utilizar o tempo especial de Mecânico para ter direito à um acréscimo de 40% para os homens e 20% para as mulheres.

Para caracterizar uma atividade especial, é utilizada a legislação vigente à sua efetiva prestação. Até 28 de abril de 1995, o simples exercício dessa profissão já enquadrava automaticamente o profissional à aposentadoria especial.

Após essa data é necessária a efetiva comprovação a exposição aos agentes de risco, através de formulários próprios exigidos pela Previdência Social, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário, que é um documento fornecido obrigatoriamente pela empresa, descrevendo todas as condições profissionais do funcionário, inclusive a exposição aos agentes nocivos.

Esse formulário é elaborado pela empresa empregadora, sempre que solicitado pelo empregador.

Sou Mecânico autônomo, consigo me aposentar?

O Mecânico autônomo também tem direito à aposentadoria especial. Para elaborar um PPP, ele pode contratar um Engenheiro de Segurança de Trabalho ou um Médico de Trabalho.

É Mecânico e pretende se aposentar? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

 

4 respostas para “Aposentadoria especial do Mecânico”

  1. Tenho 23 anos trabalhando em uma empresa. Em 2000 passei para ajudante de oficina e depois em 2004 para meio oficial de mecânico.

    E depois para mecânico!
    Em 1995 trabalhava como ajudante de marcenaria.

    Tenho direito a pedir aposentadoria especial?.
    Tenho 46 anos.

    Já operei de hérnia inguinal duas vezes.

    Tenho síndrome do carpo duas mãos.
    E escoliose..

  2. Bom dia no meu caso comecei trabalhar na roça corte de cana depois meio oficial de montador de estrutura metálica aí tinha solda elétrica pintura tinta thinner gasolina. Água raz depois mecânico industrial aí tem óleo de várias qualidades incluindo solda gases como amônia gases naturais formado por milho soja graxas de vários lidios esposto a ruídos de máquinas tal como
    caldeira digestores Blau tanques pre limpezas elevadores de carga Buster de ventilação espaço confirnado muito trabalho a quente trabalho em altura ruídos de lixadeira. Furadeira e martelete exercer função de motorista sem remuneração trabalho fora de horário fazer serviços em espaço confirnado com muita poeira ( obs óleos citado 220 380 680 graxas MP 2 graxa azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *