Aposentadoria especial do Mecânico

Dentre as profissões que garantem vantagens no momento da aposentadoria, como é o caso dos Mecânicos, que dependendo da situação, são enquadrados na modalidade especial para fins previdenciários.

Proporcionando uma aposentadoria com menos tempo de contribuição, a aposentadoria especial para os Mecânicos se dá pela manipulação de agentes que são considerados prejudiciais à saúde, como graxas e óleos.

Outros aspectos também são levados em conta para a aposentadoria diferenciada do Mecânico, como por exemplo o ruído e o calor, conforme o caso.

Requisitos

A aposentadoria especial para os Mecânicos necessita de 25 anos de tempo de contribuição, não exigindo idade mínima, garantindo uma média salarial de 100%.

Quem não tiver os 25 anos de atividade especial, mas possui a grande maioria de tempo de contribuição em atividade comum, pode utilizar o tempo especial de Mecânico para ter direito à um acréscimo de 40% para os homens e 20% para as mulheres.

Para caracterizar uma atividade especial, é utilizada a legislação vigente à sua efetiva prestação. Até 28 de abril de 1995, o simples exercício dessa profissão já enquadrava automaticamente o profissional à aposentadoria especial.

Após essa data é necessária a efetiva comprovação a exposição aos agentes de risco, através de formulários próprios exigidos pela Previdência Social, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário, que é um documento fornecido obrigatoriamente pela empresa, descrevendo todas as condições profissionais do funcionário, inclusive a exposição aos agentes nocivos.

Esse formulário é elaborado pela empresa empregadora, sempre que solicitado pelo empregador.

Sou Mecânico autônomo, consigo me aposentar?

O Mecânico autônomo também tem direito à aposentadoria especial. Para elaborar um PPP, ele pode contratar um Engenheiro de Segurança de Trabalho ou um Médico de Trabalho.

É Mecânico e pretende se aposentar? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *