Aposentadoria por tempo de serviço X aposentadoria por tempo de contribuição. Qual a diferença?

Quem busca a concessão de aposentadoria por tempo, geralmente possui dúvida de qual é o benefício de aposentadoria por tempo de serviço e aposentadoria por tempo de contribuição. Nesse conteúdo vamos explicar quais são as diferenças e os requisitos desses benefícios. O termo aposentadoria por tempo de serviço foi ratificado por um Decreto Legislativo datado …

Como vai funcionar a cumulação de benefício após a Reforma da Previdência?

A Previdência Social autoriza o segurado a receber mais de um benefício previdenciário. No entanto, a Reforma da Previdência promete alterar essa cumulação. Com a aprovação da Reforma da Previdência a pessoa vai receber 100% do benefício mais vantajoso. Por exemplo: se a aposentadoria é de R$ 2.000,00 o segurado receberá exatamente esse valor. Do …

Quais são os principais motivos para o INSS revisar o meu benefício?

Por consequência da Reforma da Previdência, o pente fino está cada vez mais próximo e diversos benefícios serão revisados. Como ficar de fora dessa análise do INSS? O que motiva a revisão dos benefícios? Auxílio-reclusão Se o detento era aposentado e solicitou o benefício que foi concedido. Se o indivíduo não tinha mais qualidade de …

Quem tem direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez?

Os segurados que são incapazes e necessitam de uma outra pessoa para ajudar permanentemente em sua rotina têm o direito de um acréscimo de 25% no valor de seu salário benefício. Essa quantia pode ser adquirida através do próprio INSS mediante a um requerimento. De acordo com a Lei do Benefício, a concessão dos 25% …

O que garante um direito a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício pago aos segurados incapacitados de modo total e permanente ao seu trabalho sem chance de reabilitação profissional para a mesma ou para outra atividade.   Além da incapacidade total e permanente, o trabalhador precisa ter, pelo menos, 12 meses de contribuição e possuir qualidade de segurado na data …

O que fazer quando a empresa não pagou o meu INSS?

Deixar de repassar contribuição previdenciária é CRIME, tipificado no Código Penal. Você sabia? O que é preciso fazer para resolver essa situação? O trabalhador pode pagar de 8% à 11%, dependendo do salário, e muitas vezes a empresa não repassa esse valor. Primeiramente é necessário se atentar para a contagem de tempo e a contagem …

Dicas sobre a aposentadoria especial

Muitos trabalhadores que têm o direito da aposentadoria especial, apresentam dificuldades para conseguir o reconhecimento desse benefício. Por isso é importante estar por dentro de todas as informações relacionadas à aposentadoria especial para evitar complicações para solicitar o seu benefício. 1) O que pode ser considerado na aposentadoria especial? No geral, a aposentadoria especial possui …

Revisão da aposentadoria: como funciona?

Em razão do valor da aposentadoria, faz com que muitos aposentados continuem trabalhando mesmo depois de conseguirem o benefício. Com isso, a pessoa aposentada que continua trabalhando pode entrar na justiça para pedir devolução dos valores pagos depois da aposentadoria, uma melhora na aposentadoria, um novo tipo de benefício. É aconselhável que a pessoa que …

Perdi minha carteira de trabalho ou o carnê do INSS, o que fazer?

De acordo com a Lei da Previdência, o INSS deve utilizar as informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para calcular o valor dos benefícios. Porém, infelizmente o CNIS pode não conter todas as informações sobre os vínculos e contribuições, pois é um sistema relativamente novo. O CNIS é utilizado no reconhecimento …

Contribuinte autônomo: como melhorar a sua aposentadoria?

Atualmente existem seis tipos de segurados da Previdência Social: empregado doméstico, trabalhador avulso, trabalhador empregado, contribuinte individual, segurado especial e segurado facultativo. É possível uma pessoa se encaixar em mais de uma modalidade de aposentadoria de uma vez só. Em geral, todos os períodos são somados quando o benefício é analisado pelo INSS, para calcular …

Calculadora de
Aposentadoria


Confira se já esta na hora de você se aposentar
ou quanto tempo falta de contribuição.