O que fazer quando o INSS demora para analisar o pedido de aposentadoria?

Em decorrência da alta demanda de pedidos de benefícios previdenciários, o INSS está cada vez mais demorado para analisar e decidir sobre as solicitações dos segurados, o que vem causando muita confusão e impaciência entre os brasileiros.

A cada dia que passa, o INSS demora mais e mais para conceder os benefícios, não respeitando o prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por igual período desde que de maneira justificada. Existem situações em que as pessoas entraram com o pedido do benefício há quase 1 ano e não recebeu nenhuma posição do INSS, e se frustram ao entrar no site do INSS e se deparam com a tela escrita apenas “em análise” por tempo indefinido.

Como o segurado deve agir nesse caso?

Se a demora está exagerada, existe uma possibilidade jurídica: a ação judicial chamada de mandado de segurança, que nada mais é que uma liminar para pedir a imediata implantação do benefício.

Contudo, ao tomar essa medida, deve-se ter muita cautela, pois não é todo caso que cabe tal decisão.

O mandado de segurança só é cabível nas situações de direito líquido e certo, ou seja, se o segurado tem a comprovação integral que reforçam os requisitos para adquirir a aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário e mesmo assim o INSS não analisa.

Quais são os requisitos básicos para a aposentadoria?

  • Homens: 65 anos de idade e 180 contribuições (15 anos)
  • Mulheres: 60 anos de idade e 180 contribuições (15 anos)

Nesse caso, é possível que a pessoa entre com o mandado de segurança, pois já cumpriu todos os requisitos necessário para a concessão seu benefício, e assim obter em menos de uma semana a decisão final.

O seu pedido de benefício está demorando para sair? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

4 respostas para “O que fazer quando o INSS demora para analisar o pedido de aposentadoria?”

  1. Bom dia dei entrada dia 25/06/2018 tinha 30 anos já de contribuição e 50 anos,este mês já faz um ano o que me aconselha fazer

  2. Sou funcionária pública municipal 28anos e nove meses de contribuição desde9de outubro de1990 e1 ano de empregada doméstica contribuindo de 1984 a 1985tenho 64 data nascimento 06/06/55 fiz o pedido no inss desse ano que trabalhei como domestica ainda nao veio a resposta dei entrada em setembro de 2018 .Como que eu faço?

    1. Booa tarde, tudo bem?
      O tempo de espera vem sendo normal diante da grande demanda previdenciária proporcionada com a reforma previdenciária. Os melhores passos são, ligar no 135 e ver como está o processo, ou no site MEU INSS.
      Caso o processo esteja em análise, basta aguardar.
      Caso esteja em exigência, deve-se ver qual o requerimento do INSS e agendar seu cumprimento na agência mais próxima.

      Caso o processo esteja em análise e mesmo assim quiser adiantar o processo, pode-se abrir uma reclamação na ouvidoria.
      Outro método é procurar um advogado e aplicar um Mandado de Segurança.

      Mas lembre-se, enquanto há a espera, há o acumulo de atrasados.

  3. Estre com uma advogada para teve. O meu direito eu me aposentei e cutinie trabalho não tinha tirado o fundo de garantia trabalhei mais deze anos e cutinie descontar INSS eu quero receber esta diferença tenho direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *