Em decorrência da alta demanda de pedidos de benefícios previdenciários, o INSS está cada vez mais demorado para analisar e decidir sobre as solicitações dos segurados, o que vem causando muita confusão e impaciência entre os brasileiros.
A cada dia que passa, o INSS demora mais e mais para conceder os benefícios, não respeitando o prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por igual período desde que de maneira justificada. Existem situações em que as pessoas entraram com o pedido do benefício há quase 1 ano e não recebeu nenhuma posição do INSS, e se frustram ao entrar no site do INSS e se deparam com a tela escrita apenas “em análise” por tempo indefinido.
Como o segurado deve agir nesse caso?
Se a demora está exagerada, existe uma possibilidade jurídica: a ação judicial chamada de mandado de segurança, que nada mais é que uma liminar para pedir a imediata implantação do benefício.
Contudo, ao tomar essa medida, deve-se ter muita cautela, pois não é todo caso que cabe tal decisão.
O mandado de segurança só é cabível nas situações de direito líquido e certo, ou seja, se o segurado tem a comprovação integral que reforçam os requisitos para adquirir a aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário e mesmo assim o INSS não analisa.
Quais são os requisitos básicos para a aposentadoria?
- Homens: 65 anos de idade e 180 contribuições (15 anos)
- Mulheres: 60 anos de idade e 180 contribuições (15 anos)
Nesse caso, é possível que a pessoa entre com o mandado de segurança, pois já cumpriu todos os requisitos necessário para a concessão seu benefício, e assim obter em menos de uma semana a decisão final.
O seu pedido de benefício está demorando para sair? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).
Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY
+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.
Bom dia dei entrada dia 25/06/2018 tinha 30 anos já de contribuição e 50 anos,este mês já faz um ano o que me aconselha fazer
Sou funcionária pública municipal 28anos e nove meses de contribuição desde9de outubro de1990 e1 ano de empregada doméstica contribuindo de 1984 a 1985tenho 64 data nascimento 06/06/55 fiz o pedido no inss desse ano que trabalhei como domestica ainda nao veio a resposta dei entrada em setembro de 2018 .Como que eu faço?
Booa tarde, tudo bem?
O tempo de espera vem sendo normal diante da grande demanda previdenciária proporcionada com a reforma previdenciária. Os melhores passos são, ligar no 135 e ver como está o processo, ou no site MEU INSS.
Caso o processo esteja em análise, basta aguardar.
Caso esteja em exigência, deve-se ver qual o requerimento do INSS e agendar seu cumprimento na agência mais próxima.
Caso o processo esteja em análise e mesmo assim quiser adiantar o processo, pode-se abrir uma reclamação na ouvidoria.
Outro método é procurar um advogado e aplicar um Mandado de Segurança.
Mas lembre-se, enquanto há a espera, há o acumulo de atrasados.
Estre com uma advogada para teve. O meu direito eu me aposentei e cutinie trabalho não tinha tirado o fundo de garantia trabalhei mais deze anos e cutinie descontar INSS eu quero receber esta diferença tenho direito
Boa tarde o meu filho e tem Shce cardipoatia congenita tem 1 ano e 5 meses já fez 2cirurgia e varios procedimentos teve um avc
Dei entrada no benefício 2de setembro de 2018 e até agora nada
Eles sempre fala que está em análise
Mas tá demorando muito
E eu preciso muito pois além dele 3 cardiopatia tem vários problemas de saúde 😞😞
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.