Pente-fino do INSS: aumenta o corte de benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez

Tendo em vista que no Brasil muitas pessoas utilizam os benefícios da Previdência Social com má-fé, o INSS encontrou na perícia médica, uma maneira de cortar os gastos da União, fazendo com que os trabalhadores aposentados indevidamente por invalidez ou segurados do auxílio-doença tivessem os benefícios revisados, como uma maneira de selecionar os que realmente estivessem aptos a retornar ao trabalho e os que, de fato, necessitavam dos benefícios.

Quando o trabalhador adquire algum dos benefícios propostos pelo INSS, faz-se obrigatório retornar ao médico pericial mensalmente ou anualmente, a depender do benefício adquirido. Para conseguir realizar a perícia médica são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Número do CPF;
  • Documentos médicos que demonstrem a causa do problema de saúde e o tratamento médico indicado.

Vale ressaltar que a perícia médica é obrigatória a todos os beneficiários, exceto para os aposentados por invalidez após completarem 60 anos de idade e aos que após completarem 55 anos de idade quando decorridos quinze anos da data da concessão da aposentadoria por invalidez ou do auxílio-doença.

A convocação para a perícia médica ocorre da seguinte maneira: o trabalhador segurado recebe através do correio ou edital a citação para agendamento da perícia, na própria citação contará um prazo mínimo de comparecimento na agência de INSS para agendar a perícia, após o agendamento a perícia é feita e julgada se deve ou não ser mantida. Caso o trabalhador receba a citação e não agende a perícia, o INSS suspende o benefício até que a situação do trabalhador se regularize.

Um dos grandes problemas atuais é a falta de comunicação. Uma grande parcela dos trabalhadores que tiveram o benefício suspenso não chegou sequer a ser citada, devido à falta de endereço atualizado e outras informações cadastrais, por esse motivo, é importante manter o cadastro do INSS sempre atualizado.

Para que possamos trazer estas estatísticas mais próximas da realidade, vejamos a seguir os números de benefícios cancelados, agendados e revisados:

  • 199.981 perícias realizadas;
  • 159.964 benefícios cancelados;
  • 31.863 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez;
  • 1.058 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25%;
  • 1.802 benefícios convertidos em auxílio-acidente;
  • 5.294 segurados encaminhados para reabilitação profissional.

Quer saber mais informações sobre como é feito o cálculo das aposentadorias? Leia agora mesmo a matéria completa sobre o assunto, clique aqui.

Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.

Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País). Contato via WhatsApp (42 99810-2866), central de atendimento (42 3521-5000) ou previdenciario@meloadvogados.com.br

*Mateus Lourenço de Souza é membro do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *