Como pagar as contribuições atrasadas no INSS?

É preciso analisar seu caso e avaliar se vale a pena fazer as contribuições atrasadas. Isso porque, além de acarretar multas e juros, o trabalhador pode ter que pagar valores altos pelo atraso, que nem sempre serão revertidos na aposentadoria. 

O contribuinte deve colocar na ponta do lápis quanto irá gastar com o pagamento das contribuições atrasadas e em quanto tempo esse recolhimento irá antecipar a aposentadoria para decidir se vale a pena. 

IMPORTANTE! Somente em alguns casos será possível pagar as contribuições atrasadas.

Quem pode realizar o pagamento de contribuições atrasadas?

Contribuinte individual ou autônomo – Contribuinte individual é aquele que trabalha por conta própria e contribui mensalmente com o INSS por conta própria.

Neste caso, o trabalhador autônomo tem possibilidade de pagar a contribuição atrasada de qualquer época, respeitando a seguinte regra: se o período de atraso for superior a 5 anos, o contribuinte deverá, necessariamente, comprovar trabalho.

Também deve comprovar aquele que possui o desejo de pagar, em atraso, período antecedente ao primeiro recolhimento em dia ou do registro da atividade no INSS.

Por outro lado, se o atraso for menor do que 5 anos e o contribuinte já estiver inscrito na categoria ou atividade correspondente, não é necessário comprovar

Trabalhador rural – Para realizar o pagamento da contribuição em atraso, este trabalhador deverá demonstrar o exercício da atividade rural no período pretendido. A legislação somente exige a indenização no que se refere aos períodos após 1991.

Segurado facultativo – Considera-se contribuinte facultativo aquele que não exerce atividade profissional, entretanto paga o INSS para garantir benefícios. Sendo assim, poderá pagar se o atraso não ultrapassar o prazo de 6 meses.

Cuidado! O Contribuinte Individual (autônomo) que chegar em uma agência do INSS, e provar que trabalhou 35 anos sem nunca ter se inscrito e pagar tudo de uma vez, terá 35 anos de contribuição, porém, não poderá se aposentar, pois a aposentadoria, mesmo por tempo de contribuição, exige uma carência mínima de 180 contribuições, ou seja, 15 anos. A carência começa a contar a partir da primeira contribuição, que deve ser em dia.

Como todas as contribuições foram pagas com atraso, este segurado não tem nenhuma contribuição contando para a carência, por isso não pode se aposentar. Por isso, fique atento e entre em contato com um advogado especializado para obter as orientações necessárias.

Digamos que o mesmo segurado tivesse feito uma contribuição apenas, há 35 anos, e só agora pagasse todo o tempo restante, 34 anos e 11 meses, aí sim, todo este tempo contaria para a carência, pois a primeira contribuição foi “em dia”.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre aposentadoria especial? Converse com nossos especialistas em INSS (Previdência) sem compromisso (atendemos todo País). Fale agora via WhatsApp pelo telefone 42 99810-2866 < clique e vá para a conversa direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *