Ainda consigo me aposentar antes da Reforma da Previdência?

É possível se aposentar antes da Reforma da Previdência desde que, a pessoa já esteja cumprindo os pré-requisitos para as modalidades existentes de aposentadoria ou já esteja com o tempo cumprido, ou seja, seu direito garantido. 

Abaixo você poderá entender todas as modalidades (comuns) de aposentadoria existentes e identificar se você se encaixa em alguma delas para dar entrada no seu pedido antes da Reforma da Previdência.

Como funciona a aposentadoria por tempo de contribuição?

Como o próprio nome diz, é o período que você contribuiu. E a partir desse tempo mais a sua idade, vai ser definido qual será o valor da sua aposentadoria. Para ter direito, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. 

Como funciona a aposentadoria por idade?

Para os homens, a idade mínima é de 65 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição. Para as mulheres são 60 anos de idade mínima com no mínimo 15 anos de contribuição. 

Como é a aposentadoria por pontos?

A regra dos pontos é muito útil para o trabalhador saber exatamente quando ele poderá solicitar sua aposentadoria integral. Utilizando como requisito a idade e o tempo de contribuição, o INSS contabiliza um ponto a mais a cada dois anos trabalhados, isso enquanto a Reforma da Previdência não for aprovada, podendo sofrer modificações nesta regra.

Esses números significam a soma da idade e do tempo de contribuição. Atualmente, as mulheres necessitam de 86 pontos e os homens de 96 pontos para o recebimento integral da Previdência Social. Por exemplo, se um homem tem 61 anos de idade e 35 de contribuição, ele pode se aposentar pelo fator 86/96, pois somou 96 pontos

O que é o Fator Previdenciário?

O fator previdenciário é um índice usado no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição, que exige 30 anos de recolhimentos, para as mulheres, e 35 anos, para os homens. Como não há uma idade mínima para pedir esse benefício, o fator previdenciário é aplicado, e reduz o benefício de quem se aposenta cedo.

O fator previdenciário também pode beneficiar, nos casos em que o indivíduo se aposenta com a idade mínima e o tempo de contribuição exigido, o benefício será aumentado em 13%, ou seja, quanto mais tempo você demorar para se aposentar e mais contribuir, maior será sua aposentadoria, graças ao fator previdenciário. 

Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *