A revisão de benefício do INSS é medida procurada por todo segurado que não está satisfeito com o benefício recebido e acredita ter direito ao recebimento a um valor maior, ou até mesmo o direito a outra espécie de benefício.
Contudo para saber se você tem direito a essa revisão é necessário entender quais são os motivos que permitem a revisão do benefício da aposentadoria.
Afinal quais são os motivos que permitem a revisão do benefício?
Motivo 1: Análise errada do INSS, que pode se dar:
- Sobre a espécie de aposentadoria;
- Sobre o cálculo do valor da aposentadoria;
- Sobre o tempo de contribuição do segurado.
Motivo 2: Alteração do tempo de contribuição ou idade enquanto espera a concessão do benefício:
Nesse caso deve ser levada em consideração a idade e quantidade de contribuições atingidas na data em ocorre a concessão do benefício.
Motivo 3: Regra nova mais benéfica ao segurado
Nesses casos o beneficiário deve ser contemplado com a regra mais benéfica a época em que seu benefício for implantado.
Motivo 4: Direito adquirido
Uma vez preenchidos os requisitos para concessão do benefício o segurado não pode ser prejudicado com aposentadoria que diminua os direitos da modalidade de aposentadoria anteriormente válida.
Sabendo que esses são os motivos que ensejam a revisão do benefício, a pergunta que fica é, como realizar esse pedido?
A primeira coisa a ser feita é analisar toda a documentação de concessão do seu benefício, qual seja, a carta de concessão, a memória de cálculo, e o processo administrativo no qual o benefício foi concedido.
Também é necessário analisar se os valores utilizados para o cálculo são os mesmos que constam na carteira de trabalho e nos holerites, assim pode ser realizada a comparação com o cálculo realizado pelo INSS.
Após essa análise, se for constatada alguma irregularidade o INSS deve ser procurado. Para que a revisão do benefício seja realizada podem ser utilizadas duas vias: a administrativa e a judicial.
A primeira via recursal a ser utilizada para revisão do benefício é a administrativa, diretamente com o INSS. Se a resposta ao recurso for negativa ou o INSS demorar demais para dar uma resposta ao pedido, poderá ser requerida a revisão do benefício na via judicial.
ATENÇÃO: o prazo para requisição da revisão do benefício pela via judicial, segundo entendimento do STJ é de 10 anos.
Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).
Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY
+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.
Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.