Quem pode se aposentar pelo Loas?

O Loas (Lei Orgânica da Assistência Social) é um benefício da Previdência Social que tem como objetivo prestar assistência para pessoas com deficiência e idosos com mais de 65 anos, desde que a renda familiar seja de até ¼ do salário mínimo.

Esse benefício é chamado de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante o valor de um salário mínimo mensal para os segurados. Para solicitar o BPC/Loas, basta agendar o atendimento pela central do INSS 135 ou pelo site da Previdência Social.

Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a esse benefício, apenas morar no Brasil, ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e não receber outro benefício da Previdência Social ou outro regime (salário desemprego), no caso dos idosos com mais de 65 anos. Se o indivíduo recebe o benefício de pensão especial (indenização) ou assistência médica, é uma exceção, ele também poderá receber o BPC/Loas, e os benefícios serão acumulados.

Para que os deficientes possam receber o benefício, a deficiência deve ter natureza mental, intelectual ou física, que, de alguma forma, impedem o exercício de qualquer atividade profissional. Isso será diagnosticado através de uma avaliação da perícia médica do INSS. Os requisitos são os mesmos dos idosos.

Está interessado em receber esse benefício? Conhece alguém que precisa? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *