Quais são os principais motivos para o INSS revisar o meu benefício?

Por consequência da Reforma da Previdência, o pente fino está cada vez mais próximo e diversos benefícios serão revisados. Como ficar de fora dessa análise do INSS? O que motiva a revisão dos benefícios?

Auxílio-reclusão

Se o detento era aposentado e solicitou o benefício que foi concedido. Se o indivíduo não tinha mais qualidade de segurado ou recebia além do permitido, isso poderá provocar o cancelamento do benefício.

Pensão por morte

Se a pessoa que faleceu não possuía qualidade de segurado e ainda sim o dependente continua recebendo ou se o beneficiário apresentou provas e outras documentações falsas, esses motivos causarão um possível corte no benefício.

Outra hipótese que pode cessar o benefício é quem já recebe uma pensão e solicita outra.

Aposentadoria rural

Neste caso são clássicas duas situações de recebimento de benefício irregular:

1) A pessoa declarar que era um pequeno produtor que trabalhava com a família, forjando uma baixa renda

2) Apresentação de documentação falsa como, declaração do sindicato ou declaração de testemunhas.

BPC – LOAS

Segurados que também forjam situação de miserabilidade podem perder o seu benefício, já que esse direito é para idosos com 65 anos ou deficientes desde que comprovem que a renda por pessoa da família de ¼ do salário mínimo.

Auxílio-doença

Auxílio Doença. É o benefício que mais tem cortes na revisão, por conta do beneficiário não continuar o tratamento durante o recebimento do benefício e não ter condições de comprovar a piora da doença no período da revisão.

 

DICAS

Por esses e outros motivos, é importante se atentar para os mínimos detalhes de seu benefício para não passar pelas situações citadas acima.

É indicado que o segurado mantenha o seu endereço atualizado, contratar um advogado especializado caso receba uma notificação da Previdência Social, não perder o prazo de recurso e se o benefício for de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou o BPC, se for até a perícia é necessário levar exames e laudos médicos, pois quanto mais provas apresentar, maiores as chances de conseguir o benefício de forma regular.

Ainda tem dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *