Quanto tempo demora a sair a aposentadoria?

A aposentadoria é um benefício do INSS que é garantido aos segurados a depender da modalidade, tempo de contribuição e resultado. O protocolo do pedido de aposentadoria se dá de duas maneiras,  administrativamente e judicialmente. Confira o tempo do pedido de aposentadoria:

Tempo do pedido de aposentadoria por Processo Administrativo;

O pedido de aposentadoria administrativo é feito na agência do INSS e pode variar para cada agência nas diferentes partes do país, entretanto, pode se dizer que, se deferido, dura em torno de 9 meses, ocorrendo da seguinte forma:

– Agendamento no INSS levando até 60 dias;

– Exigência de documentos do INSS levando até 30 dias;

– Conclusão do INSS pode chegar até 6 meses.

Quando ocorre o indeferimento do pedido administrativo, o trabalhador pode pleitear a concessão do benefício na justiça, mas antes disso, pode o trabalhador entrar com um recurso no INSS em até 30 dias.

Tempo do pedido de aposentadoria por Processo judicial;

Tendo em vista o indeferimento do pedido de aposentadoria processo administrativo ou o baixo valor indexado pela agência do INSS, pode o trabalhador entrar com o pedido de aposentadoria por processo judicial. Normalmente o processo demora, devido aos trâmites processuais, podendo se dar da seguinte maneira:

– Elaboração da petição inicial para entrada do processo durando até 20 dias;

– Citação do INSS, ou seja, momento em que o INSS é convocado ao processo e a partir de onde começaram a serem contados os juros, durando até 60 dias;

– Contestação do INSS durando até 120 dias;

– Réplica do Advogado durando até 20 dias;

– Realização da perícia e/ou audiência (a depender do processo) durando em torno de 30 a 180 dias cada uma delas (perícia e audiência);

– Impugnação da perícia (a depender da perícia) durando em torno de 30 dias;

– Depoimento de testemunhas (a depender do processo) em outro lugar (cidade) durando até 90 dias:

  • Prazo para razões finais (do Advogado e do INSS) em torno de 45 dias;
  • Prazo para sentença em torno de 3 a 5 meses.Contudo, se negado o requerimento judicial, pode o trabalhador, através de um advogado, entrar com recurso em cima da sentença. A fase recursal ocorrerá com o seguinte período:– Prazo de Recurso no Tribunal Regional em 45 dias;– Julgamento do Recurso em torno de 6 meses a 2 anos;– Prazo de Recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ – Brasília) durando até 120 dias;

    – Julgamento do Recurso em torno de 6 meses a 2 anos;

    – Prazo de Recurso no Supremo Tribunal Federal (STF – último recurso possível) durando até 120 dias;

    – Julgamento do Recurso em torno de 6 meses a 2 anos.

     

    Quer saber mais informações sobre como é feito o cálculo das aposentadorias? Leia agora mesmo a matéria completa sobre o assunto, clique aqui.

    Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.

Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País). Contato via WhatsApp (42 99810-2866), central de atendimento (42 3521-5000) ou previdenciario@meloadvogados.com.br

Mateus Lourenço de Souza membro do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados.

2 respostas para “Quanto tempo demora a sair a aposentadoria?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *