Cálculo do Fator Previdenciário: entenda como funciona a fórmula e aplicação

O fator previdenciário surgiu com a publicação da Lei 9.876/99 e é um valor que incide sobre o cálculo da maioria dos benefícios do INSS, normalmente este percentual é incluso quando já está fixado o valor do salário através das maiores contribuições.

Normalmente, o fator previdenciário causa polêmica por sua incidência aumentar e, em alguns casos, diminuir o valor do salário benefício. Entretanto, o valor de incidência não é incluso no cálculo da aposentadoria Especial e na regra 85/95, por idade e por idade do deficiente físico, onde o trabalhador terá a opção de incluir.

A fórmula do fator previdenciário é a seguinte:

2910 fator previdenciário_03

Onde:

f = fator previdenciário;

Es = expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria;

Tc = tempo de contribuição até o momento da aposentadoria;

Id = idade no momento da aposentadoria;

a = alíquota de contribuição correspondente a 0,31.

Para saber o valor de incidência para inclusão no cálculo, vejamos a tabela a seguir:

2910 fator previdenciário_04

Para saber o valor de incidência com a tabela, é necessário saber a idade do trabalhador e o tempo de contribuição, por exemplo, um homem de 55 anos com 35 anos de contribuição, o valor do fator será de 0,7.

Vale ressaltar que, a tabela apresenta idade e tempo de contribuição crescente e que ultrapassam os que usamos atualmente, isso acontece devido a estudos que comprovam que, com o passar dos anos, o trabalhador poderá aumentar a expectativa de vida, a capacidade laboral e tecnologia.

 

Quer saber mais informações sobre como é feito o cálculo das aposentadorias? Leia agora mesmo a matéria completa sobre o assunto, clique aqui.

Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.

Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País). Contato via WhatsApp (42 99810-2866), central de atendimento (42 3521-5000) ou previdenciario@meloadvogados.com.br

*Mateus Lourenço de Souza é membro do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *