Como é feito o cálculo da aposentadoria por invalidez?

Antes de tudo, é importante saber o que é a aposentadoria por invalidez, que é um benefício concedido a pessoas que, de alguma forma, estão incapazes totalmente para exercer atividades profissionais por tempo indeterminado, e tenha cumprido a carência de 12 meses de contribuição para o INSS, exceto algumas doenças que não será exigido o tempo mínimo da carência.

No entanto, a aposentadoria por invalidez só é válida para os trabalhadores que adquiram a  doença em consequência ao trabalho exercido, e não para aqueles que já nasceram com essa incapacidade.

A carência dos 12 meses de contribuição é descartada em situações de doença muito grave, incurável ou contagiosa, previstas pelo Ministério da Saúde. Outra situação que pode excluir esse período de carência, é em casos de acidente de trabalho, que ocasionou a invalidez.

Conheça algumas doenças que garantem a aposentadoria por invalidez, descartando a carência de 12 meses:

  • Tuberculose ativa
  • Hanseníase
  • Alienação Mental
  • Esclerose Múltipla
  • Neoplasia Maligna
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • Cardiopatia grave
  • Doença de Parkinson
  • Nefropatia grave
  • Cegueira
  • Contaminação por radiação

O valor da aposentadoria por invalidez leva em consideração os 80% dos maiores salários de contribuição, fazendo uma média desses salários. Por exemplo, foram feitas 200 contribuições, são separadas 80%, ficarão 160 contribuições, que serão somadas e divididas por 160, não incidindo o fator previdenciário, ou seja, o salário de benefício será INTEGRAL.

Se o segurado necessitar de um acompanhante para dar suporte nas atividades cotidianas, o direito ainda prevê 25% a mais de salário benefício.

Dúvidas de como se aposentar por invalidez? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

5 respostas para “Como é feito o cálculo da aposentadoria por invalidez?”

  1. Fiz um cirurgião de coluna não tenho mais como volta a trabalhar ,o INSS me aposentou por invalidez ,sou registra nua empresa de cozinheira ,qual os direitos que tenho pela a empresa pode dar baixa na carteira e fazer a rescisão

  2. Boa noite fiz uma cirurgia no coração e fui diagnosticado com doença cardíaca grave e estou encostado pelo inss pelo auxílio doença como posso me aposentar por invalidez

    1. Bom dia Josoe, tudo bem contigo?
      Nos envie uma mensagem no WhatsApp para lhe orientarmos melhor a sua situação (42 99810-2866).
      Estamos no aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *