Como saber se posso me aposentar antes da Reforma da Previdência?

Enquanto a temida Reforma da Previdência Social ainda não foi aprovada, é importante saber se você está apto para se aposentar antes da implementação dessa nova lei que irá impactar a vida de todos os brasileiros.

Até o momento, as regras gerais para adquirir o direito da aposentadoria são: idade mínima (60 anos de idade, para as mulheres e 65 anos de idade, para os homens), mais o tempo de contribuição do INSS (30 anos, para as mulheres e 35 anos, para os homens).

Para verificar a situação de contribuições, você pode solicitar para o INSS o seu CNISS, que é o extrato previdenciário com todos os vínculos empregatícios e conferir com a sua carteira de trabalho, se todos os dados estão de acordo.

Se atente para as atividades insalubres! Em muitos casos, o tempo que você trabalhou em ambientes que ofereceram riscos para a sua integridade pessoal, podem impactar no tempo da aposentadoria, gerando a aposentadoria especial, onde o tempo comum é convertido em tempo especial, acelerando o tempo do procedimento.

Se você é trabalhador insalubre, é necessário que atenda aos requisitos básicos para retirar a aposentadoria especial, são eles: exposição a agentes químicos, biológicos e físicos, por 15, 20 ou 25 anos de forma contínua e tenha contribuído para o INSS, por pelo menos, 180 meses (15 anos). Basta comprovar através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), deliberado pela própria empresa, até 30 dias depois da rescisão. Nesse documento, elaborado por profissionais especializados da área de segurança do trabalho, irá constar todos os detalhes das atividades exercidas e do ambiente profissional.

Então se você cumpriu esses DOIS requisitos, corra atrás do seus direitos, você já poderá se aposentar! Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

2 respostas para “Como saber se posso me aposentar antes da Reforma da Previdência?”

    1. Judite, infelizmente o INSS está demorando por conta da alta demanda de pedidos…
      Se a senhora preferir, pode nos enviar um WhatsApp (42 99810-2866) para lhe orientarmos sobre o que pode ser feito sobre a sua situação.
      Estamos no aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *