A acessibilidade e a tecnologia se tornaram um grande aliado ao trabalhador depois que o INSS começou a oferecer mecanismos de busca, consulta de perícia do INSS e agendamentos pela internet e pelo telefone sem custo algum.
Muitas pessoas têm dificuldade para acessar, realizar o cadastro ou verificar sua situação, devido à quantidade gigantesca de abas e serviços que o INSS oferece ao trabalhador.
Pensando nisso, para que possamos entender melhor a maneira como consultar o andamento da perícia pelo site do INSS, iniciará aqui um passo a passo explicativo:
- Inicialmente abriremos o site oficial do INSS, www.inss.gov.br:
- O INSS disponibiliza na parte central do site, alguns links de acesso rápido, de acordo com o volume de pesquisas, ou seja, atualmente são os links mostrados na imagem acima, porém, se nos próximos dias a busca por Revisão de aposentadoria for maior, o link rápido dará acesso a ele, por exemplo. Por esse motivo, indicaremos o passo a passo na pesquisa comum.
- Após a abertura do site, selecionaremos na aba localizada na lateral esquerda do site, a opção “Todos os serviços” para possibilitar a visualização de todas as opções, desde o agendamento e andamento da aposentadoria, até a revisão.
- Em seguida, utilizaremos a opção “Consulta de perícia médica agendada” para saber a data e a hora da perícia, e ao lado temos a “Consulta de situação de benefício” que será a aba utilizada após a realização da perícia:
- Após selecionar a opção “Consulta de situação de benefício” selecionarmos a opção “ACOMPANHAR O PEDIDO” ou “RESULTADO DA PERÍCIA”, caso a mesma já tenha sido realizada:
Entretanto, é possível que quando clique nas abas de acompanhamento ou resultado a internet bloqueie a página, precisando desbloqueá-lo, dando autorização de acesso. - Caso sua perícia ainda esteja em andamento, seguiremos na aba “ACOMPANHAR O PEDIDO” que abrirá os campos a seguir:
Nesta aba deve-se preencher:- Número do benefício;
- Data de nascimento;
- Nome e CPF do beneficiário;
- Preencher o código de segurança com as letras, que no exemplo acima, são PYXY.
Após todo o preenchimento obrigatório dos campos acima é só visualizar o andamento da sua perícia.
Obs: Se você selecionou a aba “RESULTADO DA PERÍCIA” a página será esta:
Os campos de preenchimentos serão os mesmos do acompanhamento do pedido, que após o preenchimento será aberto ao clicar em “imprimir”.
Quer saber mais informações sobre como é feito o cálculo das aposentadorias? Leia agora mesmo a matéria completa sobre o assunto, clique aqui.
Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.
Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País). Contato via WhatsApp (42 99810-2866), central de atendimento (42 3521-5000) ou previdenciario@meloadvogados.com.br
* Eliane Salete Rodrigues é advogada do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados.