Perícia do INSS: Como consultar o pedido e o resultado

A acessibilidade e a tecnologia se tornaram um grande aliado ao trabalhador depois que o INSS começou a oferecer mecanismos de busca, consulta e agendamento do INSS pela internet e pelo telefone sem custo algum.

Muitas pessoas não conseguem entrar, se cadastrar ou verificar sua situação pela quantidade gigantesca de abas e serviços que o INSS oferece ao trabalhador.

Pensando nisso, para que possamos entender melhor a maneira como consultar o andamento da perícia pelo site do INSS, iniciará aqui um passo a passo explicativo:

1 – Inicialmente abrimos o site oficial do INSS, o www.inss.gov.br:

INSS página inicial

2 – Após isso teremos três opções, na primeira abriremos a aba na lateral esquerda do site, onde fala “Todos os serviços” para que possamos ver todas as abas desde o agendamento e andamento da aposentadoria até a revisão, e a segunda são os links rápidos, caso queira ir direto ao resultado o INSS disponibiliza o acesso na parte central do site:

Áreas para clicáveis

Obs: Vale ressaltar que a aba de links rápidos varia, pois ela se enquadra de acordo com a quantidade de pesquisa, ou seja, se tiver uma grande quantidade de pesquisas sobre revisão de aposentadoria a aba aparecerá nos links rápidos.

3 – Por isso, clicaremos na aba “Todos os Serviços” que ao abrir a página encontraremos a opção “Consulta da perícia médica agendada” que será utilizada para saber a data e a hora da perícia, e ao lado temos a “Consulta de situação do benefício” que será a aba que utilizaremos:

Consulta de situação de benefício

4 – Clicando na aba anterior abriremos a opção de “ACOMPANHAR O PEDIDO” e “RESULTADO DA PERÍCIA”:

Perícia do INSS – Como consultar o pedido e o resultado

Entretanto, é possível quando clique nas abas de acompanhamento ou resultado a internet bloqueie a página, então é preciso desbloqueá-lo, dando autorização de acesso.

5 – Caso sua perícia ainda esteja em andamento, seguiremos na aba “ACOMPANHAR O PEDIDO” que abrirá os campos a seguir:

 

Nesta aba deve-se preencher:

  • Número do benefício
  • Data de nascimento
  • Nome e CPF do beneficiário
  • Preencha o código de segurança com as letras que no exemplo acima são PYXY.

Após todo o preenchimento obrigatório dos campos acima é só visualizar seu andamento da sua perícia.

Obs: Se você selecionou a aba “RESULTADO DA PERÍCIA” a pagina será esta:

 

Os campos de preenchimentos serão os mesmos do acompanhamento do pedido, que após o preenchimento será aberto ao clicar em “imprimir”.

Como identificar os documentos emitidos pelo site?

Muitas pessoas conseguem acessar o documento de agendamento ou resultado da perícia, mas não consegue identificar se o beneficio deu certo ou não, por isso listamos as palavras e seus significados para que entendamos melhor o que o INSS julgou sobre a sua capacidade.

Normalmente encontramos nos documentos os seguintes termos:

  • Habilitado: Os documentos foram entregues ao INSS e estão sendo analisados para julgamento;
  • Deferido: Seus documentos já foram analisados e você irá receber a aposentadoria.
  • Indeferido: Significa que o pedido foi negado por algum motivo.
  • Dados divergentes: Significa que os dados inseridos não são os mesmos cadastrados, se faz importante atualizar o cadastro em alguma agência do INSS.

A movimentação pelo site só pode ser feita sob o processo administrativo, muitas pessoas questionam o tempo que a aposentadoria demora a dar seguimento ou julgamento. Caso negado o benefício o trabalhador pode requerer o benefício de forma judicial.

Quanto tempo demora para sair à aposentadoria?

Normalmente o processo administrativo é mais rápido que o processo judicial, isto acontece porque o pedido administrativo é feito na agência do INSS e pode variar para cada agência nas diferentes partes do país, entretanto, pode se dizer que se for deferido pode durar em torno de 9 meses.

Quando ocorre o indeferimento do pedido administrativo o trabalhador pode pleitear a concessão do benefício na justiça, mas antes disso, pode o trabalhador entrar com um recurso no INSS em até 30 dias.

Caso negado o pedido administrativamente e o trabalhador optar por requerer judicialmente, vale ressaltar que o processo demorar devido aos trâmites processuais.

Para saber mais sobre os trâmites processuais e administrativos do pedido de aposentadoria acesse o texto:  LINK

Pente-fino do INSS;

Vale lembrar que o INSS encontrou na perícia médica uma maneira de cortar gastos da União fazendo com que os trabalhadores aposentados indevidamente ou com alguma irregularidade por invalidez ou segurados do auxílio-doença tivessem os benefícios revisados, selecionando os que realmente estivessem aptos a retornar ao trabalho e os que de fato necessitavam dos benefícios.

Um dos grandes problemas já citado anteriormente é a falta de comunicação e atualização no cadastro, uma grande parcela dos trabalhadores que tiveram o benefício suspenso não chegou sequer a ser citado pela falta de endereço atualizado e outras informações cadastrais, por isso, é importante manter o cadastro no INSS sempre atualizado.

O corte nos benefícios já são realidade e o INSS disponibilizou alguns dados para que possamos ver com mais clareza a quantidade de pessoas que tiveram o benefício cortado, agendados ou revisados:

  • 199.981 perícias realizadas
  • 159.964 benefícios cancelados
  • 31.863 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez
  • 1.058 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25%
  • 1.802 benefícios convertidos em auxílio-acidente
  • 5.294 segurados encaminhados para reabilitação profissional

Como solicitar o pedido pelo site?

Como dito anteriormente a perícia médica é utilizada para verificar a situação de trabalhadores que possuem algum tipo de impedimento ou limitação no desempenho do trabalho ocasionado por uma doença ou acidente que impossibilitou o trabalhador de forma total ou parcial. A perícia é feita quando o trabalhador deseja solicitar algum benefício ou prorrogar o prazo deste.

Hoje em dia a acessibilidade e a tecnologia se tornaram um grande aliado ao trabalhador e o INSS passou a oferecer mecanismos de busca, consulta e agendamento de benefícios pela internet e pelo telefone sem custo algum.

Tendo em vista que muitas pessoas não conseguem entrar, se cadastrar ou verificar sua situação pela grande quantidade de abas e serviços que o INSS oferece ao trabalhador faremos aqui mais um passo a passo explicativo, mas dessa vez será sobre o agendamento da sua perícia no INSS, vejamos:

1 – Sem mais delongas, entraremos no site oficial do INSS (https://www.inss.gov.br/), na aba esquerda do site encontraremos o link direto chamado “Meu INSS”:

Opções de “ACOMPANHAR O PEDIDO” e “RESULTADO DA PERÍCIA”

Obs: Como podemos notar o site também trabalha com links de acesso direto assim como está exemplificado na parte inferior da imagem, entretanto, o passo a passo vai ocorrer com a aba que não sofre alteração, pois as abas de acesso rápido podem mudar a cada semana.

2 – O site nos levará até a aba do “Meu INSS” onde aparecerão as opções de “MEU INSS” e “DÚVIDAS” e para agendar nossa perícia, clicamos no “Meu INSS”:

Opções de “MEU INSS” e “DÚVIDAS”

Obs: Note que logo ao lado do “MEU INSS” temos a aba “DÚVIDAS” e ao clicar na aba o site nos guiará até um complexo de perguntas e respostas que são feitas frequentemente, por exemplo, senhas de cadastros no site. Caso a aba não tire suas dúvidas ou esteja com termos muito difíceis de entender, pode o trabalhador optar pelo atendimento telefônico através do número 135 podendo ser bem útil para estas e outras informações além da agilidade.

3 – Após clicarmos, vamos procurar por “Agende sua Perícia”, que nos dará duas opções para agendar ou prorrogar o nosso benefício, para agendamento do benefício clicaremos na aba “Agende sua Perícia” que após entrarmos aparecerá um sistema de segurança e um pequeno cadastro de localização para que o INSS consiga saber qual a agencia mais próxima de você caso precise de uma visita pessoal.

Note que na aba “resultado da perícia” tem um pequeno ícone de cadeado, isto acontece porque o site só irá nos liberar a aba após cadastro, e para ser realizado é só abrir a aba “ENTRAR” e colocar uma senha e um usuário, tendo acesso sempre que necessário.

Meu INSS

Obs: O agendamento pela internet é algo que varia de cidade para cidade, por isso é bom você se cadastrar e colocar todas as suas informações de localização, pois pode ocorrer de não ser feito o agendamento pela internet por existir alguma lei federal ou ato que impeça este feito.

Na minha localidade não pode ser agendado pela internet, o que posso fazer?

Como dito no parágrafo acima, alguns municípios são impedidos de fazer o agendamento pela internet, pois a previdência disponibiliza também o número telefônico 135 para atendimento nestes casos. Quando ocorrer a ligação, o cadastro se dará igual ao feito pela internet, onde serão solicitados alguns números de documentos pessoais como o CPF e RG, além disso, o número do benefício.

Após o cadastro e agendamento da perícia o andamento e resultado poderão ser emitidos pela internet também sem custo algum. Importante ressaltar que o horário de atendimento pelo número telefônico135 é de segunda a sábado, das 7h às 22h  (horário de Brasília).

Referência:
https://www.inss.gov.br/

Quanto tempo demora em sair a aposentadoria?

Um ponto que deixa o contribuinte com a pulga atrás da orelha é quanto aos períodos da aposentadoria. O protocolo do pedido se dá de duas maneiras, sendo elas Administrativamente e Judicialmente. Confira também o texto sobre quanto tempo demora para sair a aposentadoria.

Clique aqui e faça o cálculo da sua aposentadoria agora mesmo, basta inserir os registros da sua carteira de trabalho que a nossa calculadora irá apresentar o resultado.

Dúvidas sobre o seu benefício? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País). Contato via WhatsApp (42 99810-2866), central de atendimento (42 3521-5000) ou previdenciario@meloadvogados.com.br

Mateus Lourenço de Souza é membro do Núcleo Previdenciário da Melo Advogados Associados.

Uma resposta para “Perícia do INSS: Como consultar o pedido e o resultado”

  1. Qual motivo de ter adiado minha perícia para 25 de fevereiro? Estou afastada do trabalho desde 8 de dezembro. Licença médica pra realizar uma cirurgia no ombro direito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *