O que garante um direito a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é um benefício pago aos segurados incapacitados de modo total e permanente ao seu trabalho sem chance de reabilitação profissional para a mesma ou para outra atividade.

 

Além da incapacidade total e permanente, o trabalhador precisa ter, pelo menos, 12 meses de contribuição e possuir qualidade de segurado na data de incapacidade.

Como todo benefício por incapacidade, a concessão da aposentadoria por invalidez depende de avaliação de perícia médica do INSS. Apesar de ser mais comum o médico do INSS afastar o paciente temporariamente, existem casos mais graves em que a pessoa é aposentada por invalidez logo na primeira perícia.

Ou seja, para ser aposentado por invalidez, não é obrigatório receber um período de auxílio-doença primeiro.

Vários fatores são analisados pelo médico da Previdência Social para tomar a decisão, tais como: o grau de evolução da incapacidade, a possibilidade de tratamento, a idade do trabalhador, a atividade exercida, escolaridade para eventual conclusão em programa de reabilitação, etc.

Então, o médico avalia se há incapacidade para o trabalho, não apenas doença. Pois nem toda doença gera incapacidade para o trabalho. Uma vez aposentado, o beneficiário estará sujeito a passar por perícia médica de revisão a cada dois anos enquanto não completar 60 anos de idade, além de submeter-se a reabilitação ou outro tratamento custeado pela Previdência Social.

Resumindo, qualquer doença que acarrete incapacidade total e permanente para o trabalho, sem chance de reabilitação, pode garantir o direito à aposentadoria por invalidez.

Por fim, é importante saber que o cálculo por aposentadoria por invalidez é o mais vantajoso de todos, pois é o resultado da média dos 80% maiores salários do trabalhador desde o início do Plano Real, corrigidos e sem aplicação do fator previdenciário.

Além disso, se o inválido necessitar da ajuda permanente de outra pessoa, sua aposentadoria ainda recebe um aumento de 25% mesmo que tenha atingido o valor máximo de pagamento dos benefícios do INSS.

Ainda tem dúvidas sobre a aposentadoria por invalidez? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (42 99810-2866), ou clicando aqui https://bit.ly/2PA8cbY

+ de 6.000 aposentadorias defendidas e 58 anos de experiência.

6 respostas para “O que garante um direito a aposentadoria por invalidez?”

  1. Estou interessada , pois nao tenho nenhuma rende, tenho pensado muito na minha velhice, pois tomo muito remedios pra dores e estao cada vez mais caros.

    1. Bom dia Dona Gicelia, tudo bem?
      Nos envie uma mensagem no WhatsApp (42 99810-2866) para avaliarmos se a senhora atende os critérios dessa aposentadoria..

      Att, Melo Advogados.

  2. Estou desempregado e sou portador do hiv. Tenho 50 anos. Perdi meu emprego em fevereiro desse ano 2019. A situação está ficando precários. Consigo aposentar. Ou receber alguma auxílio no inss?

    1. Olá Pedro, como vai? Provavelmente o senhor consiga a aposentadoria por invalidez sim.
      Nos envie uma mensagem no WhatsApp (42 99810-2866) para lhe darmos uma melhor orientação sobre o assunto. Ok?
      Estamos no aguardo!

  3. Bom dia meu marido era aposentado e ganhou a causa no judicial depois de dois anos cortaram metade do salário dele sem avisar e ele tem problemas psicológicos

    1. Olá, como vai?
      O seu caso requer uma atenção especial, por isso solicitamos que entre em contato conosco pelo WhatsApp (42 99810-2866).
      Obrigado e tenha um ótimo dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *