Quanto tempo demora para sair a resposta do benefício no INSS?

Devido à Reforma da Previdência que está em voga, houve um aumento a procura pela aposentadoria e outros benefícios do INSS. 

De um ano pra cá ficou mais fácil agendar o pedido do benefício, pois agora ele é feito pela internet, porém, o tempo de resposta continua lento, principalmente agora.

Qual é o prazo para o INSS analisar um processo de benefício do INSS?

Segundo o Supremo Tribunal Federal, se o pedido não for analisado em 45 dias (sendo negado ou aceito), é caracterizada a ameaça ao direito do trabalhador ou do seu dependente. 

Se você não obtiver a resposta de seu pedido no tempo determinado, é possível reclamar seu direito na justiça, com o auxílio de um advogado especializado, para que ele ajude a resolver sua situação pelos meios legais e dentro da lei. 

O que é possível fazer a fim de evitar a demora da resposta de um benefício do INSS? 

Antes de recorrer à justiça, é sempre aconselhável que tente entrar em contato com o INSS pela própria ouvidoria, no telefone: 135 e informar sua situação. Não se esqueça de anotar o número do seu protocolo, caso não seja resolvido dessa forma, por meio do número do protocolo será possível comprovar que você tentou todas as alternativas antes de recorrer à justiça.

Também é possível realizar este pedido pelo próprio site do INSS. É muito simples: Localize a Ouvidoria no site do INSS> clique em “Cadastrar ou consultar manifestação”> Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo.

Ficou com alguma dúvida? Converse com nossos especialistas em INSS (Previdência) sem compromisso (atendemos todo País). Fale agora via WhatsApp pelo telefone 42 99810-2866 < clique e vá para a conversa direto 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *