Como consultar o pedido de aposentadoria?

Sair de casa para resolver questões burocráticas ficou no passado, a evolução tecnológica anda e muito, facilitando a nossa vida como cidadão, e num passado não tão distante, era comum perder horas em filas para resolver questões que hoje levam apenas alguns cliques, seja ele através do celular, tablet ou computador.

A seguir vamos aprender juntos o passo a passo de como consultar seu benefício, seja ele, Aposentadoria, Auxilio Doença, Pensão por morte, entre outros, e entender as nomenclaturas, que ainda nos confundem a mente.

Porém, aos que preferem a clássica ligação, é possível efetuar a consulta através do número de telefone 135, contato diretamente para acesso da Previdência Social.

Todos os beneficiários que deram entrada no pedido junto ao INSS, recebem  um número de benefício, que será solicitado em todas as consultas, seja pelo telefone ou internet.

Para a consulta online através do site da Previdência Social, além do número do benefício, será necessário ter em mãos o Nome do Beneficiário, CPF (Cadastro Pessoa Física) e Data de nascimento do segurado:

Acesse o site: http://www.previdencia.gov.br/ na lateral esquerdo, clica em INSS, e novamente no menu de Serviços a Esquerda, clicar em ‘Consulta de Situação de Benefício’:

Irá aparecer outra tela, onde irá usar os documentos relacionados acima, clique em ‘Continuar sem Login’, faça a confirmação de segurança (CAPTCHA) e irá aparecer o descritivo do seu pedido.

Após a consulta, você se depara com STATUS que deixa duvida sobre o seu beneficio e para auxiliar abaixo seguem os descritivos desses referidos:

Habilitado: Os documentos estão na Previdência e em Análise;
Deferido:
Pedido analisado e aprovado pelo INSS, concessão de beneficio;
Indeferido:
Pedido analisado e reprovado pelo INSS.
Nesse caso de indeferimento há possibilidade de recorrer, por isso é importante que tenha todos os documentos que comprovem o pedido, ou caso seja solicitado em algum momento.

Para facilitar ainda mais o dia a dia dos beneficiários foi criado um novo sistema pela Previdência, chamado de MEU INSS, permite acesso a todas as transações efetuadas junto ao Órgão da Previdência, e detalhamento das respectivas contribuições, para evitar assim que haja erro na hora do pedido de benefício.

Essa é a maneira prática e fácil de efetuar sua consulta, e ganhar tempo para outros afazeres, sem perder tempo em filas gigantes e garantindo mais tempo para curtir da melhor maneira sua merecida aposentadoria.

6 respostas para “Como consultar o pedido de aposentadoria?”

    1. Boa tarde, Salete!
      Tudo certo?
      Realmente, é bem demorada essa burocracia, embora o prazo seja de 30 dias para a resposta.
      O que a senhora pode fazer, é entrar com uma ação ordinária na Justiça Federal ou Justiça Comum, que irá condenar o INSS a implantar ou conceber o benefício previdenciário requerido.
      Para mais dúvidas, estaremos à sua disposição, ok?

    1. Olá Araci!
      Tudo certo?
      São esses:

      – Documentos pessoais (RG, CPF, CNH etc)

      – Comprovante de residência

      – Todos os laudos médicos que comprovem a incapacidade parcial ou total para o trabalho

      – Carta de negativa de benefício expedida pelo INSS

      – Procuração (documento elaborado pelo advogado)

      – Declaração de hipossuficiência (documento elaborado pelo advogado)

      – Contrato de prestação de serviços advocatícios (documento elaborado pelo advogado).

      Se precisar de mais alguma ajuda, estaremos à sua disposição!

    1. Olá Tânia, como vai?
      Depende muito! O prazo fixado por lei para que o INSS responda o pedido de pensão por morte dos segurados, é de 45 dias.
      Porém sabemos que na prática é bem diferente. Têm casos em que o INSS está levando mais de três meses para expedir a resposta.
      Entre em contato com o nosso escritório, através do Whatsapp (42) 99810-2866, para podermos orientá-la da melhor forma possível sobre isso.
      Ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *